Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O que é uma DOULA?


Doula é uma palavra de origem grega que ao pé da letra significa "escrava". Talvez o nome seja baseado no papel que as escravas possuíam cozinhando, cuidando da gestante, do recém-nascido e das outras crianças nos séculos passados. Hoje, como este termo é visto como pejorativo, Doula é traduzido como "aquela que auxilia a outra mulher" em relação ao parto. Ela pode ser uma mulher experiente, mãe, ou não, mas todas devem deter uma formação adequada.


Parto na Idade média



Parto na antiguidade

Por toda história, a mãe é cercada de outras mulheres no momento de dar à luz. Velhas formas artísticas mostram duas ou mais mulheres dando suporte à parturiente. Uma delas é a parteira, que cuida da segurança da mãe e bebê; já as outras ao lado da mãe, segurando-a e confortando-a, são a manifestação da doula moderna.

"Se há a parteira, então por que uma doula?".

A parteira e a doula têm cada uma o seu papel. A parteira cuida da parte clínica: acompanha a dilatação, os batimentos do bebê e pode diagnosticar um mal andamento do parto. É a enfermeira obstétrica quem pode assumir este papel. Já a doula é quem oferece aos pais todas as informações antes, durante e depois do parto; conhece a fisiologia da mulher e a melhor posição para cada momento do processo, oferecendo conforto físico e emocional para a mãe, bebê e pai. É a doula também quem facilita a comunicação entre a mulher, seu companheiro e os profissionais de saúde, sem nunca diagnosticar condições clínicas, oferecer segunda opinião ou conselhos médicos. A doula não projeta também seus valores e objetivos na parturiente, permitindo que ela tome suas próprias decisões.

A doula informa aos pais suas opções, cada qual com seus benefícios, riscos e intervenções: cesárea ou parto natural, uso ou não de anestesias, anestesia geral ou apenas local, parto em casa ou no hospital, presença de acompanhantes ou não, possibilidade de visitas após o parto, ficar com o bebê antes de se fazer os procedimentos padrões, pedido de banheiro com chuveiro, banheira...

A doula auxilia no plano de parto do casal de acordo com as escolhas destes. Lembrando que a doula jamais escolhe por ninguém, apenas oferece todas as informações necessárias para que os pais tomem as melhores decisões.




Ser doula hoje para que um dia as doulas não sejam mais necessárias.




As doulas cuidam da humanização do parto. Na realidade, todos os profissionais de saúde deveriam contribuir para o bem-estar emocional e físico do paciente, mas no parto moderno os médicos são as estrelas, são eles quem fazem o parto, sendo as mães quase que completamente excluídas deste processo. Muitas vezes a parturiente é tratada como frágil e incapaz de dar a luz e tolerar a dor do parto, tendo de obedecer às ordens dos médicos e enfermeiras, tão frios e mecânicos. Nos hospitais, elas andam em cadeiras de rodas, são postas deitadas (como dar a luz nesta posição tão dolorida e contra a força da gravidade?), recebem soro na veia ao colocarem os pés no hospital.

Muitas têm a oportunidade de ter parto natural, mas a qualquer delonga no processo, logo são encaminhadas à cesárea, muitas vezes desnecessariamente. Os médicos são formados para seguir protocolos e acreditam que toda mulher deve cumprir com um cronograma definido de nascimento. Não percebem que cada mulher é uma e que tudo deve ser acompanhado atentamente, mas sem nervosismo e ansiedades, que são causados por medo em relação a inúmeros mitos. Confiando plenamente em seus médicos, os quais lhes imbute temores (alguns falsos) em relação a este momento, elas seguem seus protocolos tortuosos. Sabemos que muitos médicos não fazem por mal, apenas seguem a instrução recebida durante seus anos de formação.

"Quais são os mitos do parto?". Para não deixar este post tão comprido, farei um outro exclusivamente para este tema.





O acompanhante e a doula trabalham em equipe

Nos anos 60, os maridos eram as doulas. Eram eles quem ofereciam conforto e segurança à sua esposa no trabalho de parto, mas nem todos tinham segurança em seu papel e se sentiam angustiados por não conseguirem prover acolhimento que a mulher necessitava, justo por não conhecerem o parto e seu processo.

Parto na água
 Com o tempo, o pai ficou à parte de tudo, e como nos filmes, seu papel era o de esperar no corredor de casa ou hospital, com seus cigarros. No entanto, pessoa alguma pode dar contribuição mais valiosa e única que o marido, que conhece a intimidade da mulher e tem o amor singular por ela e pela criança. Por isso, a doula procura unir estes laços, tendo a sensibilidade para saber quando permitir que o marido ou acompanhante assuma seu lugar ao lado da mãe, sempre orientando sobre a melhor maneira de ajudar a mulher. Com o auxílio da doula, a pressão no pai diminui e ele pode participar confortavelmente no seu próprio nível.

No parto em casa, a família inteira participa e pode
compartilhar deste momento juntos.

Não podemos desprezar a cesárea, ter aversão aos médicos, anestesistas e aos hospitais. Estes são indispensáveis e uma conquista imensa da medicina. Devemos sim nos atentar para o uso correto e humano de todas as ferramentas existentes. Distinguir o mito da realidade.


Dúvidas, comentários ou experiências para compartilhar serão muito bem-vindas!

(K)

3 comentários: